"O estilo nem por sombra corresponde a um simples culto da forma, mas, muito longe disso, a uma particular concepção da arte e, mais em geral, a uma particular concepção da vida." (Leon Tolstoi)

9 de set. de 2010

A comunicação empresarial e as mídias sociais




As mídias sociais são um fenômeno, que se consolidou no Brasil e no mundo, e que não pode mais ser desconsiderado pelas empresas. No Brasil, com cerca de 50 milhões de pessoas acessando a Internet, mais de 80% dos internautas participam de algum tipo de rede social, e nesta mesma proporção lêem blogs regularmente.
Mas como todo novo fenômeno de mercado, as empresas ainda estão se adaptando a esta realidade, e na maioria dos casos não sabem como agir, principalmente nas relações públicas e na comunicação empresarial.

Os executivos se dividem quando o assunto é a relação com as mídias sociais. Há a turma dos ansiosos, que acham que já deviam ter feito seu perfil no Twitter; e a dos conservadores, que acham que as mídias sociais são muito arriscadas, sem controle algum, e, portanto, preferem ficar de fora.

Para os dois grupos, a empresa deve controlar os ímpetos dos ansiosos e criar um sério e consistente planejamento de comunicação nas mídias sociais; e também sair do imobilismo dos conservadores, entendendo uma realidade incômoda: não cabe à empresa decidir se entra ou não, pois os consumidores vão falar da empresa e de seus problemas, queira ela ou não.

Transparência e prevenção são as palavras-chave; e recentemente três empresas, Domino´s Pizza, Amazon e Dafra, se envolveram com incidentes nas mídias sociais, que exemplificam bem essa nova realidade da comunicação entre a empresa e o consumidor.

No caso da Domino´s Pizza, dois funcionários publicaram um vídeo no YouTube, fazendo coisas realmente nojentas, como espirrar sobre as pizzas que iam ser entregues. A empresa reagiu, publicando um vídeo, também no YouTube, com as desculpas e explicações do CEO da empresa, além de demitir e processar os funcionários, e pedir ao YouTube que retirasse o vídeo.

A Amazon, que furtivamente retirou do ar os livros relacionados ao público homossexual, se enrolou com explicações mal elaboradas, quando blogueiros e twitters começaram a falar mal e se rebelar publicamente com a atitude da loja virtual.

A Dafra teve seu comercial, no qual o ator Wagner Moura faz um discurso épico para uma multidão de consumidores, redublado por um consumidor revoltado, que publicou, no YouTube, uma versão bastante ofensiva à marca. A empresa conseguiu saber do fato a tempo e retirou o vídeo do ar.

Os três casos mostram uma realidade simples: não há onde se esconder. Se a empresa não participar, ela será engolida pelas mídias sociais e não terá como se defender. Além disso, não participar significa também deixar de falar com milhões de consumidores, sobre sua marca e seus produtos.

Coletando vários casos e opiniões de outros especialistas, elaborei um conjunto de sete recomendações, que na minha opinião devem ser adotadas pelas empresas na comunicação corporativa e na relação com as mídias sociais, sem se deixar levar pelos ansiosos, nem ficar estático, como querem os conservadores, esperando pelo caos. Vamos, então, às recomendações.

1. Monitore tudo

Escute o que o consumidor está falando nas mídias sociais.
Monitore o que está acontecendo e acompanhe as redes sociais.
Existem inúmeras ferramentas para isso.



2. Se conheça melhor
Defina as suas reais prioridades e o que mais importa para a sua empresa.
Seja sincero e pergunte o que a sua organização realmente valoriza. Esteja preparado para expor isso para as mídias sociais.



3. Seja social

Amplie seu networking. Exponha-se. Participe.
Não se esconda atrás da mesa.
Use as mídias sociais para ser social.



4. Comande a festa

Faça com que o site de sua empresa comande a conversa.
Comece a falar e a liderar a discussão sobre os fatos importantes do seu setor, através de blogs e da participação nas mídias sociais.



5. Seja multimídia

Converta todo o material da sua empresa em versões para áudio, vídeo, imagem e texto, e publique seu material em todos os meios possíveis disponíveis nas mídias sociais.



6. Continue na mídia

Não abandone a mídia convencional. Ao contrário, foque seus esforços nos principais veículos de mídia on-line do seu setor.



7. Planeje

Planeje para uma crise. Crie uma estratégia de mídias sociais que planeje sua empresa para se comunicar, mas também para enfrentar uma eventual crise de comunicação e imagem. Ela é inevitável, então esteja preparado e discuta o que fazer.



Porém o mais importante nos dias de hoje, é que a empresa seja responsável, autêntica e sincera na sua comunicação com as mídias sociais, respondendo aos consumidores e adotando ações transparentes de correção quando algo sair errado.






Fonte: Claudio Torres



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