"O estilo nem por sombra corresponde a um simples culto da forma, mas, muito longe disso, a uma particular concepção da arte e, mais em geral, a uma particular concepção da vida." (Leon Tolstoi)

9 de set. de 2010

Curso: PERSPECTIVAS FILOSÓFICAS SOBRE A PAZ

O problema da paz - e sua contraface, a questão da guerra (a “justa”, inclusive) - constitui um tema permanente da filosofia política, da ética e do direito na cultura ocidental. Mas as diferentes versões do humanismo filosófico não impediram que o século 20 protagonizasse dois conflitos mundiais de proporções catastróficas. Diante dessa constatação, Michel Foucault apropria-se do pensamento de Clausewitz (“a guerra é a continuação da política por outros meios”) para invertê-lo, afirmando que a política é que deve ser compreendida como a guerra continuada por outros meios. O poder político teria, portanto, o papel de reavivar continuamente as relações de força nas instituições, nas desigualdades econômicas, na linguagem e nos corpos dos homens. O curso propõe-se a pensar as condições da paz no mundo, em um cenário de reconfiguração da ordem jurídico-política internacional, no qual a guerra e a paz são praticamente indistintas.

Início: 11 SET
Duração: 4 encontros semanais
Dias/horários: Sábados, às 11h (11/09, 18/09, 25/09, 09/10)
Valor: R$ 200,00 na inscrição + 1 parcela de R$ 200,00 
Observações: Das 11h às 13h.


Aulas

11 SET | 1. Aula 01
A atualidade possível do texto de Kant, “À paz perpétua”, à vista de uma virtual ordem jurídica internacional globalizada e republicana. Pode-se razoavelmente considerar a hipótese de uma república cosmopolita? 

18 SET | 2. Aula 02
Direitos humanos e direito público internacional: as relações entre ética, direito e política na sociedade global 

25 SET | 3. Aula 03
Repensar a tolerância. Os fundamentalismos são uma ameaça para a paz mundial? 

09 OUT | 4. Aula 04
Niilismo e o fim das utopias: para uma retomada da questão. O que ainda podemos esperar? 
Oswaldo Giacoia Junior. Professor do Departamento de Filosofia da Unicamp. Formado em Direito pela USP, é mestre em Filosofia pela PUC-SP e doutor em Filosofia pela Freie Universität de Berlim. É autor de diversos livros, entre eles “Nietzsche e para além de bem e mal” e “Sonhos e pesadelos da razão esclarecida”.


Mais Informações:

Clique aqui: Casa do Saber :

Tel.: (11) 3707-8900

Horário de funcionamento: 09h às 22h 

E-mail: info@casadosaber.com.br


Nenhum comentário: